Regulamento


NÔMADES BEACH TENNIS

Criado por grupo de amigos, Titulares do Alvará emitido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, entusiastas do esporte com raquete, amantes da praia e das belezas naturais da Barra da Tijuca. O objetivo do grupo é compartilhar um espaço inspirador e acolhedor para os praticantes e, em especial, iniciantes do Beach Tennis, como forma de lazer, propiciando o aprimoramento técnico da prática do esporte com diversão, cordialidade, respeito, educação e harmonia.

REGRAS PARA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO

Essas regras têm por objetivo garantir que os participantes do Nômades Beach Tennis desenvolvam as atividades de forma plena e harmônica, disseminando a camaradagem existente nos praticantes do esporte.

I. FUNCIONAMENTO DAS QUADRAS, ESPAÇO COMUM E INFRAESTRUTURA

A. Durante a semana de 2ª a 6ª feira, a partir das 7h00 até 12 horas e aos sábados, domingos e feriados até 14 horas:
a) Serão montadas, de acordo com a frequência especificada na lista de WhatsApp Marcações do dia anterior, quadras suficientes para os participantes jogarem, sendo o limite de 6 (seis) quadras;
b) Serão ofertadas semanalmente, o limite de 12 bolas, conforme escolha da Diretoria. Em cada quadra, deverão ser utilizadas somente duas. Caso o praticante seja mais exigente, poderá trazer a sua própria bola;
c) Após esse horário, o participante, sob sua responsabilidade, poderá utilizar o material (rede, marcações e bola) pegando, montando, desmontando e guardando no armário 1 (um), após a utilização;
d) De segunda a sexta, uma das quadras ficará reservada para aulas da Escola de Beach Tennis, disponível a integrantes ou não do Nômades, no mesmo horário de funcionamento das quadras disponibilizadas para os participantes;
e) Caso não haja aula de Beach Tennis na quadra reservada, os participantes poderão ocupar até a chegada dos alunos e/ou professor;
f) As cadeiras, toldos e chuveiro são benefícios aos participantes e estarão disponíveis de acordo com a necessidade e possibilidade.

B. O número de quadras a ser montada será de acordo com a quantidade de pessoas com presença confirmada no grupo de marcações;

C. A critério dos titulares do Alvará (Diretoria) o espaço poderá ser utilizado para organização de torneios e eventos;

D. O espaço contará com apoio para montagem das estruturas e conforto dos participantes de forma definida pelos Titulares do Alvará (Diretoria);

E. Toda estrutura é provida pela Diretoria, que é dependente da contribuição dos participantes;

F. A contribuição dos participantes é voluntária, mas condicionante à participação e inclusão nos grupos de WhatsApp. Caso a contribuição não seja efetuada, o participante será excluído.

II. FUNCIONAMENTO DOS JOGOS

A. O(s) participante(s) não deverão causar constrangimento a qualquer membro na fila de jogos na colocação das raquetes;

B. A entrada nas quadras para realização dos jogos será feita pela ordem da marcação das raquetes;

C. As raquetes serão colocadas por ordem de chegada na areia junto à quadra 3 (três);

D. O participante, que não quiser jogar na sua ordem de entrada, terá que colocar obrigatoriamente a sua raquete no final da fila;

E. Enquanto o grupo (4 jogadores) situado no primeiro lugar da fila não estiver completo, nenhum outro grupo poderá entrar em quadra;

F. Todos os jogadores, ganhando ou perdendo deverão sair da quadra após o término da partida, em seis games, (6×6 Tie Break). No caso de pretenderem continuar a jogar, devem colocar as raquetes no final da fila;

G. Não é permitido, em nenhuma hipótese, “guardar vaga” para qualquer jogador que não esteja presente ou jogando em outra quadra;

H. No caso de jogos marcados, as raquetes só poderão entrar na fila quando os 4 jogadores estiverem disponíveis para o jogo;

I. A partir do momento que é iniciado um jogo, não é possível mudar de quadra;

J. Em nenhum momento os jogadores podem tirar a raquete de outro jogador da fila.

III. FUNCIONAMENTO DOS GRUPOS DE WHATSAPP

A. Os grupos de WhatsApp oficiais são de exclusivo acesso aos contribuintes;
Sendo eles: “BT – Nômades Beach Tennis”, “BT – Nômades Marcações”, “BT – Nômades Comunicados”, “Nômades Por do Sol”. Nesse último é permitida a participação de não contribuintes, desde que apresentados por um sócio;

B. No grupo “BT – Nômades Beach Tennis”, só serão permitidas postagens de fotos de jogos na Arena Nômades, e exclusivamente assuntos relativos à prática do esporte Beach Tennis. Fotos de confraternizações particulares não serão permitidas;

C. O grupo “BT – Nômades Comunicados” serve para comunicação de interesse de todos. É de suma importância que seja dada devida atenção às postagens;

D. O grupo do Pôr do Sol, não requer contribuição, porém a inclusão será feita pelos administradores do grupo mediante a apresentação de um contribuinte. Esses participantes só poderão frequentar com a presença de algum contribuinte, pois o acesso aos armários é permitido somente a eles;

E. Inclusão nos outros grupos de WhatsApp é realizada após a contribuição do participante;

F. Em nenhum dos grupos oficiais é permitido qualquer outro tipo de conteúdo como:  religião, política, futebol, notícias e outros;

G. Não é permitida a postagem de propaganda/publicidade sem consentimento prévio da Diretoria. Apenas será aceita a divulgação de produtos e serviços de parceiros do espaço Nômades, que será feita diretamente pela Diretoria ou com o seu consentimento, exceto venda pessoal de equipamentos de Beach Tennis;

H. A Diretoria poderá retirar qualquer participante que haja em desacordo com as regras, mesmo que o participante esteja em dia com a contribuição.

IV. RESPONSABILIDADES E DIREITOS DOS TITULARES DO ALVARÁ E DIRETORIA

A. É de responsabilidade dos Titulares do Alvará (Diretoria) a tomada de decisões referentes ao uso do espaço Nômades;

B. Os Titulares do Alvará escolherão, entre os participantes, até 5 (cinco) membros para Diretoria, sendo que, no mínimo, três serão titulares do alvará e apoiará a atuação de um conselho composto de pelo menos 7 (sete) membros;

C. Fica reservado à Diretoria verba para despesas de representação;

D. A Diretoria apresentará o demonstrativo financeiro ao conselho;

E. Manutenção do espaço, assim como aquisição de materiais novos, conforme necessidade e possibilidades;

F. A Diretoria deverá responder a todas as mensagens enviadas por WhatsApp (mensagem privada) e/ou pela aba Fale Conosco do site;

G. Em eventos climáticos previstos, a Diretoria reserva-se o direito de agir preventivamente, desmontando os mastros e redes pelo tempo necessário;

H. Em casos de inadimplência,  a Diretoria deverá retirar o participante dos grupos de WhatsApp;

I. Prevenir problemas flexibilizando, atualizando ou alterando as regras quando necessário, submeter à aprovação do conselho  e divulgar entre os contribuintes.

V. RESPONSABILIDADES DO CONSELHO

A. Avaliar as contas apresentadas pela Diretoria;

B. Auxiliar, quando solicitado, nos questionamentos levantados pela Diretoria;

C. Levar sugestões e apreciações à Diretoria.

D. Submeter a entrada de novos conselheiros à aprovação da diretoria;

H. Prestar suporte à Diretoria quanto ao cumprimento do regulamento.

VI. DIREITO E DEVERES DOS PARTICIPANTES

A. As redes e todos os pertences do Nômades BT são de exclusiva utilização dos participantes e convidados;

B. O contribuinte que quiser levar convidado deverá solicitar a autorização para o membro da diretoria designado para isto pelo WhatsApp particular do mesmo, enviando o nome e a hora que gostaria de ir. O diretor responsável colocara o nome na lista de convidados e é esperado que sejam recebidos com cordialidade.

C. Todos os participantes poderão levar convidados, sendo da sua responsabilidade a apresentação das regras. Em nenhum momento, os convidados poderão ter acesso ou conhecimento de códigos das zonas de guarda de material. Cada convidado fará o uso do espaço sem contribuição por um dia. As demais visitas estarão condicionadas à contribuição do day-use;

D. Todas as dúvidas ou sugestões, podem e devem ser enviadas EXCLUSIVAMENTE à Diretoria através do formulário de contato no site na aba Fale Conosco ou via WhatsApp para um dos membros da Diretoria. As mesmas devem ser assinadas pelo autor, que pode ser o representante de um grupo, desde que todos sejam nomeados como cossignatários. Não serão aceitas ponderações sem fatos e dados, quando esse for o caso.

E. Cumprir as regras constantes nesse regulamento.

F. Informar a Diretoria por escrito, por meio de mensagem privada via WhatsApp, ou através do site, aba Fale Conosco, qualquer irregularidade observada; a diretoria garantirá o sigilo;

G. Se o contribuinte não concorda com os princípios do grupo e não consegue  adaptar às regras, deverá procurar um grupo cujo perfil seja mais adequado.

VII. RESPONSABILIDADES DE CADA PARTICIPANTE

A. Manter as contribuições ordinárias e extraordinárias em dia;

B. Preservar e cuidar do material utilizado, assim como do espaço, além de mantê-lo limpo;

C. Auxiliar a Diretoria no controle de convidados;

D. Caberá ao participante informar à Diretoria quando pretende cancelar ou suspender temporariamente o seu afastamento assim como também informar quando quiser ou puder retornar. Lembramos que os valores são trimestrais, não importa quantas vezes tenha frequentado,

E. Arcar com a segurança de seus pertences e do espaço Nômades enquanto utilizam o espaço;

F. Garantir que tenham condição física para prática de atividade física sendo de sua responsabilidade exclusiva;

H. Conhecer e cumprir as regras, diretrizes e princípios do Grupo;

VIII. ENTRADA DE NOVOS PARTICIPANTES

A. Novos participantes terão de ser convidados por um contribuinte ativo e passarão por uma validação prévia da Diretoria;

B. Somente serão aceitos participantes maiores de idade, salvo autorização expressa de participante maior de idade responsável pelo menor de idade.

Importante:

Essas regras devem ser observadas para o bom entrosamento do nosso grupo. O não cumprimento poderá levar a suspensão ou exclusão do participante.

Caso algum participante descumpra qualquer uma das regras, a Diretoria irá analisar cada caso, podendo o participante ser advertido. Em caso de reincidência, o participante será desligado do grupo pela diretoria após submeter o caso ao conselho sem direito restituição das contribuições. Os casos omissos ou não previstos nesse documento, serão avaliados e revistos conforme as regras.

É obrigação do contribuinte conhecer as regras.